FrontPage
O Microsoft FrontPage era uma aplicação vocacionada para a criação de páginas para a Internet. Baseava-se numa linguagem chamada HTML (HiperText Markup Language), associando a facilidade de utilização desta linguagem de forma gráfica, tornando-se numa boa ferramenta, tanto para iniciantes como para utilizadores mais experientes.
Foi, entretanto, substituído pelo Microsoft Expression Web, existindo uma versão gratuita em: https://www.microsoft.com/expression/ .
Também podemos encontrar o Microsoft Sharepoint Designer 2010: https://office.microsoft.com/en-us/sharepoint-designer-help.
Antes de surgirem aplicações online de construção de sites, o Microsoft FrontPage era considerado um dos melhores programas na criação de Websites, uma vez que incluía ferramentas de design, criação, dados e publicação necessárias à criação de sites dinâmicos e sofisticados.
Dreamweaver
Dreamweaver é um editor html WYSIWYG (What You See Is What You Get) editado pela Macromedia que se distinge dos outros pela possibilidade de dar dinamismo às páginas, utilizando o DHTML (Dynamic html).
A construção das páginas faz-se dentro de uma janela com 3 janelas flutuantes: a 1ª serve para inserir diferentes objectos (Window > Objects), a 2ª permite modificar as propriedades dos elementos seleccionados (Window > Properties) e a 3ª serve para abrir outras janelas como a do código html, a dos behaviores (comportamentos) (Window > Launcher), ou ainda a janela de gestão do site.
Bluegriffon
BlueGriffon é o sucessor do editor de páginas web NVU. Actualmente faz parte da nova geração de editores em HTML. O seu autor, Daniel Glazman, desenvolveu um editor HTML inteiramente WYSIWYG.
BlueGriffon integra linguagens como o HTML5 e CSS3. Propõe caixas de dálogo evoluídas que permitem, por exemplo, escolher fontes exóticas ou uma disposição em múltiplas colunas.
Disponível para Windows, Mac OS X e Linux, oferece uma interface cuidada que conquista tanto os principiantes como os profissionais.
Webnode
Wix
Usar o Wix para construir um site em flash é uma das melhores opções para principiantes. Tanto para professores como para alunos. Esta ferramenta possui um carácter bastante intuitivo. Com alguns cliques e um pouco de imaginação obtem-se um site publicado online com aparência profissional .
Trata-se de um programa de fácil utilização, muito visual. Não existem preocupações ao nível dos códigos receados pelos leigos.
Vantagens
Como a maioria dos construtores de sites online, o Wix baseia-se no uso de templates prontos que podem ser editados mais tarde. Não se constrói, portanto, o site de raíz. A seguir, é só acrescentar elementos como menus animados em flash, galeria de imagens, sons, etc. São vários os widgets que proporcionam novas funcionalidades no website. É só escolher.
O espaço em disco oferecido é de 500mb.
Desvantagens
Estes sites criados em flash não são recomendados para quem pretende receber visitas dos motores de busca, pois são mais difíceis de serem lidos pelos bots.
A versão gratuita do Wix obriga ao uso do logo da empresa e oferece menos recursos. Por exemplo, para usar um domínio próprio, ter-se-á de pagar.
Weebly