Livros
Ensino Online e Aprendizagem Multimédia
Ensino Online e Aprendizagem Multimédia, da autora Guilhermina Lobato Miranda e da editora Relógio D'Água.
Este livro centra-se na concepção de cursos ministrados em regime de "e-learning" e à distância, interessando também às pessoas que fazem formação presencial com uso de recursos electrónicos, ou seja, que complementam as suas aulas ou sessões presenciais com dinâmicas e recursos "online".
Parece-me um livro com bastante interesse para que frequenta um curso no regime e-learnig, ou blended-elearnig.
Na questão da multimédia este livro aborda a aprendizagem em ambientes informatizados.
Deixamos aqui o link onde o poderão encontrar numa loja online.
Hipermédia e Educação

“O aparecimento de produtos hipermédia veio relançar a polémica em torno das potencialidades educativas do computador no ensino (...).
(...) esta nova tecnologia permite perspectivar, através da liberdade de "navegação" na informação, a possibilidade de adaptação a diferentes estilos cognitivos dos alunos (utilizadores), permitindo uma aprendizagem mais individualizada e autónoma.”
Paulo Dias, Maria João Gomes e Ana Paula Correia
Hipermédia & Educação, 1998
A ESCOLA XXI - Aprender com TIC
Autor: José Lagarto | António Andrade
Colecção: Investigação
Edição: 2010
Págs. 216
ISBN 978-972-54-0266-5
“Num momento de sedimentação do Plano Tecnológico da Educação, nas suas diferentes vertentes, o lançamento de uma compilação de sínteses de investigações associadas à temática das tecnologias da informação e comunicação na Escola revela-se de uma pertinência elevada.
O conjunto de textos seleccionados reflecte, de algum modo, o que hoje os professores já conseguem fazer no âmbito da implementação das TIC nos processos de aprendizagem, mesmo ainda na fase inicial de apetrechamento das nossas escolas.
O rigor dos textos e das investigações leva a concluir que cada vez mais há condições efectivas de disseminação das ferramentas informáticas pelos estabelecimentos de ensino. No entanto também se mostra que sem uma efectiva política de formação de professores pouco servirá o apetrechamento e investimentos massivos feitos na tecnologia. Essa formação terá necessariamente de ir para além do domínio das competências das ferramentas informáticas triviais ou da Web 2.0, mas pela aquisição de competências no domínio das estratégias de aprendizagem com TIC.
A viagem se que faz ao longo dos textos leva-nos desde as questões das vantagens do e-learning em regimes presenciais até à utilização das tecnologias no interior da sala de aula passando pelas virtualidades da existência de portais escolares.
Estas sínteses constituem exemplos de práticas reais, capazes de servirem de modelos e poderem ser replicadas noutros contextos, após adequada reflexão e com as devidas adaptações”
https://www.ucp.pt/site/custom/template/ucptplfac.asp?SSPAGEID=4983&lang=1&artigoID=8585