Multimédia e Educação

Recorrer a mecanismos de motivação para levar o aluno a concentrar-se na mensagem que o professor quer transmitir é um método cada vez mais recorrente nos dias de hoje. As novas tecnologias de informação e de comunicação permitem ao professor dispor de recursos  para e edição de conteúdo que complemente ou substitua o material que já dispõe.

A sua adequação dos meios necessários e uma metodologia correcta permitem desenvolver recursos multimédia motivadores, que possam ser alterados, readaptados e acrescentados ao longo da prática lectiva do professor.


Esta evolução permanente ao nível dos recursos informáticos nas salas de aula e a necessidade de adaptar os programas e as práticas a uma realidade em constante evolução abrem espaço para a utilização de novos materiais didácticos nos quais as apresentações multimédia têm um papel fulcral.

É estritamente necessária uma abordagem prática na formação em tecnologias que possam possibilitar a utilização de materiais multimédia na sala de aula.

 

 

 

 

 

“O aparecimento de produtos hipermédia veio relançar a polémica em torno das potencialidades educativas do computador no ensino (...).

 

 

(...) esta nova tecnologia permite perspectivar, através da liberdade de "navegação" na informação, a possibilidade de adaptação a diferentes estilos cognitivos dos alunos (utilizadores), permitindo uma aprendizagem mais individualizada e autónoma.”

 

Paulo Dias, Maria João Gomes e Ana Paula Correia

Hipermédia & Educação, 1998