Legibilidade e Texto

.:: Debate sobre os aspectos relevantes a propósito de Legibilidade e Texto em Multimédia::.

| Sara Ramos

Nós professores, fazendo uso constante das novas tecnologias como recurso para a aprendizagem dentro das nossas sala de aula, sentimos necessidade que estas sejam bem aceites pelos alunos. O conteúdo adequado será a base de tal, mas um fraco planeamento na apresentação do material multimédia poderá desorientar os alunos, assim como desmotiva-los para a exploração dos mesmos.

Deste modo, questões tais como a legibilidade e texto em multimédia são pertinentes.

O design da interface deverá ser consistente e agradável do ponto de vista estético, pois este será o primeiro elemento de captação da atenção dos alunos.Toda a informação deve estar organizada de forma a facilitar a sua leitura e interpretação.

Relativamente ao elemento texto, devem ser tidos em conta alguns aspectos:

- o texto justificado nem sempre torna mais fácil a leitura dos textos;

- de forma a facilitar a leitura, o texto deve ser dividido em blocos (em computador deve haver menos texto do que em material impresso). Segundo Nascimento (Fonte: Princípios de design na elaboração de material multimídia para a Web), estudos mostram que a informação organizada em blocos diminui a fadiga e aumenta a compreensão.

- devem-se usar linhas de texto curtas em detrimento de compridas. Desta forma a informação está centrada numa mancha de texto, não havendo esforço para movimentar os olhos através de longas linhas, proporcionando desta forma o cansaço do aluno.

A título de curiosidade e relativamente a esta questão, os jornais online adoptam uma orientação, onde utilizam uma única coluna de texto que não ocupa mais do que 50% do ecrã, ou seja, 40 a 60 caracteres por linha.

- devem ser escolhidas fontes que facilitam a visão e a leitura no ecrã (tipo de fonte e tamanho). Não existem letras proibidas, mas umas serão mais adequadas que outras tendo em conta as características da apresentação. Nada como várias experiências para chegarmos a uma boa escolha.

 

| Aida Meira

Uma leitura eficiente requer que os nossos alunos convertam, o mais rápido possível, os símbolos tipográficos (caracteres) em conceitos. A legibilidade é a facilidade em desempenhar essa descodificação.

O especialista Willem Ovink define legibilidade como “a facilidade e precisão com a qual o leitor percebe os textos impressos”.
Este processo pode descreve-se em dois termos:

  • Legibilidade ou legibility (percepção visual);
  • Leiturabilidade ou readability (compreensão intelectual do texto).

Existem parâmetros que afectam a legibilidade e  os esforços empregues  para obter um texto legivel devera incidir na micro-tipografia (desenho e detalhe das letras) e sobre a macro-tipografia (formatação do texto).

A acepção mais precisa de «legibilidade de letras» veio do britânico Eric Gill, que declarou: “Na prática, a legibilidade equivale ao que uma pessoa está acostumada”.

Embora este “dogma” possa ser interpretado com humor este lema tem sido confirmado por várias investigações.

As formas com as quais estamos familiarizados, são-nos mais legíveis do que aquelas que não nos são comuns. [Lynne Watts e John Nisbet, Legibility in children’s books: a review of research. Windsor: NFER Publishing Company, Ltd., 1974].

Assim, é conveniente não fugirmos muito ao já conhecido – quando tratamos de maximizar a legibilidade.

Mas para melhorar a legibilidade num texto em multimédia, há alguns aspectos a ter em consideração, como por exemplo a letra.

Mas existem outros cuidados a ter,  os blocos de texto devem ser curtos, para que não se tornem tão maçadores.
A cor da letra e fundo (contraste), o espaçamento entre os caracteres e as linhas deve ser o necessário para permitir uma correcta leitura e ver o texto por igual.

 

| Carla Santos

Também concordo com tudo o que foi dito.

Lembrarei só que os ícones presentes numa interface, indo ao encontro do que a Aida referiu, têm de atender à compreensão prévia do utilizador.

Para dar uns exemplos, é muito frequente vermos a imagem de um ponto de interrogação que responde às dúvidas ou ainda uma seta orientada para a direita que significa uma continuação da página...

No caso dos nossos alunos, estes já possuem esse conhecimento e temos de partir dele por forma a não dificultar a navegação.

 

| Sara Martins

A leitura de um texto de multimédia é feita de forma diferente da leitura de um texto impresso, desde logo, a primeira é feita de forma mais lenta do que a segunda. Assim, na elaboração de textos para multimédia é essencial ter em consideração determinadas questões para facilitar a leitura, tornando o seu uso eficaz. As referidas questões prendem-se, essencialmente, ao nível da escrita e ao nível de organização da informação.

Segundo Nielsen, um texto da Web ou de algum produto multimédia deve ter determinadas características como:

- Metade do tamanho de um texto análogo, mas destinado a uma publicação impressa;

- Incluir diversos parágrafos;

- Empregar bons títulos, subtítulos e listas com informação;

- As fontes usadas devem ser simples para facilitar a leitura e devem contrastar com o fundo onde estão inseridas.

 

A legibilidade é a capacidade de descodificar símbolos e/ou imagens. Depende de vários factores, tais como:

- Factores Culturais

- Percepção de sinais pelos órgãos dos sentidos

- Suporte material que transmite a mensagem, considerando a qualidade tecnológica e a qualidade técnica  usadas na elaboração do medium.

 

 

| Sara Martins

Como a finalidade é a elaboração de um mapa conceptual, vou expressar os conteúdos estudados através de tópicos.

Relativamente à legibilidade, é importante ter em conta os seguintes elementos:

  •  As páginas devem apresentar uma estrutura simples ao nível da organização por repetição regular de diversos elementos e ao nível da mancha cromática no decorrer do texto;
  •  A linguagem deve ser simples, concisa e precisa;
  •  Deve existir espaços entre cada parágrafo;
  •  As linhas de texto não devem ser nem muito cumpridas nem muito pequenas e devem ter um entrelinhamento e espaço interliteral ajustado ao seu tipo e tamanho;
  •  Reforço da mensagem usando imagens e quadros que complementam a mensagem.

A análise do grau de legibilidade de um texto está subordinada:

  •  ao próprio texto e ao suporte em que é transmitida a mensagem

- factores materiais

- as ideias transmitidas

- a forma como é veiculada

  •  pelas características do leitor

- competências intelectuais

- conhecimentos

- aptidão para a leitura

- personalidade

- condição física

- capacidade de atenção/concentração

 

| Sara Ramos

A título de exemplo aqui fica uma imagem que mostra bem a diferença na facilidade de leitura consoante o tipo de letra escolhido.