Possibilidades Pedagógicas

    Cada vez mais, participações concretas e influentes na sociedade, exigem competências que vão além da capacidade de leitura, escrita e contagem.

    Tendo em conta este contexto, a escola constitui um elemento importante para o desenvolvimento de diversas competências, uma vez que integra várias possibilidades das ferramentas da web 2.0, como o Google Docs.

    Esta ferramenta proporciona a implementação de estratégias díspares de ensino-aprendizagem, devido:

  • à utilização intuitiva;
  • à capacidade de armazenamento e de edição online;
  • à possibilidade de cooperação em tempo real com várias pessoas;
  • ao acesso através do browser em várias plataformas;
  • ser gratuito;
  • não requerer a instalação de software.

 

    Tudo isto abre novas hipóteses de interacção e de construção colectiva de textos e de conhecimentos, fazendo com que sua utilização no espaço escolar possibilite o desenvolvimento de todos os intervenientes assim como a inovação das práticas vigentes.

 

    De salientar que a utilização, estratégias e actividades propostas através do Google Docs, em contexto educacional, dependem, principalmente, da epistemologia do professor, da sua concepção de aprendizagem, conhecimento e alunos.

    Destaca-se de entre algumas das possibilidades da utilização em contexto educacional:

  • actividades construídas online pelo alunos;
  • espaço de partilha e colaboração;
  • espaço de simulação e/ou apresentação;
  • espaço de integração e comunicação.

 

    Deste modo, a aprendizagem colaborativa, assim como, a partilha constante e a troca de ideias permitem que  cada indivíduo seja responsável pelo resultado do grupo. Para Pierry Lévy, o novo papel do educador é ajudar os outros a aprender colaborativamente, não somente ensinar e transmitir conhecimento.  

    Palloff e Pratt destacam que:

    “[...] a colaboração, resultado da aprendizagem em conjunto, cria uma sensação de sinergia [...] uma química que cria entre as pessoas  uma atmosfera de empolgação e paixão pela aprendizagem e pelo trabalho em conjunto” (2002, p.195) .

    Este processo torna  possível a criação  de ambientes de imersão cognitiva e social, a partir dos quais se desenham as redes que ligam pessoas e ideias, formas de dialogar, compreender e aprender, permitindo a criação de, por exemplo, textos, tanto de forma assíncrona, quanto síncrona, vivenciando uma experiência de multiplicidade de saberes.

 

    Em suma, os professores têm à sua disposição um conjunto de ferramentas da Web 2.0, disponibilizadas através do Google Docs. Este proporciona um ambiente de interacção, de aprendizagem colaborativa, de criatividade, de criticidade, de responsabilidade e de espírito colectivo, sendo fundamental  desenvolver estas competências nos alunos.