Hipermédia

 

Um documento de hipermédia é um documento que associa hipertexto e multimédia, apresentando uma essência de interactividade devido à sua estruturação de links e nós.

O Conceito de hipertexto

Hipertexto é um texto de formato digital que reúne um conjunto de conhecimentos na forma de textos, páginas, palavras, imagens, sons, gráficos ou partes de gráficos que estão conectados pelas ligações, designadas por hiperlinks ou links. Estes links têm o papel de articular e mobilizar os vários conhecimentos, permitindo a ligação de conceitos, informações e outros esclarecimentos que não constam do texto inicial. Estas ligações são realizadas numa rede em forma de estrela pela interligação das diversas ideias.

De acordo com Lévy (1990), Vannevar Bush publicou, em 1945, um artigo, “As We May Think”, no qual retratou um mecanismo chamado Memex, que foi inspirado no processo que suporta a actividade do pensamento humano , caracterizado pela associação de conceitos, que se relacionam como uma teia. Esta ideia do Memex tem como ponto de partida a comparação antagónica dos sistemas de armazenamento de informação da época que organizavam cada item por uma ordenação linear e hierárquica, sendo este modo de estrutura o oposto ao funcionamento do pensamento humano.

 

O Conceito de multimédia

Entende-se por multimédia a relação, exercida por um computador, que associa, pelo menos, um tipo de média estática (como o texto, a imagem, a fotografia) a pelo menos um média dinâmica (como o vídeo, o áudio e a animação).

Os suportes digitais como os CDs e outras ferramentas informáticas permitem construir, manusear, compilar e investigar conteúdos multimédia. E consequentemente, de acordo com Lévy (1990), desempenham um papel importante na publicação e distribuição de conhecimentos, concretizando a ideia de hipertexto que Bush imaginou, mas por técnicas diferentes.

 

O papel do hipertexto no ensino

O hipertexto, com as articulações das diversas informações constituindo uma teia de ideias, é um instrumento importante no processo da aprendizagem.

O uso do hipertexto favorece uma aprendizagem por descoberta, uma vez que, ao accionar os vários links, o aluno tem acesso a mais informações que complementam os conhecimentos do texto principal. Assim, o aluno tem a oportunidade de esclarecer dúvidas que surgem no estudo do texto inicial ou de completar os conhecimentos de modo célere, preciso e organizado. Do mesmo modo, a utilização do hipertexto no ensino, permite a acessibilidade e intertextualidade dos vários conteúdos e de várias fontes de conhecimentos, contribuindo para o dinamismo da actividade do aluno no seu processo de aprendizagem. O aluno aprende por exploração, organizando e articulando os vários conceitos e, desta forma, construindo o seu próprio conhecimento. Esta busca do conhecimento proporciona uma aprendizagem mais sólida e transferível em relação à aprendizagem pelo processo directo e explícito.