Podcast
Os podcasts surgiram em 2004 com um programa de rádio na Internet, emitido por Adam Curry e Dave Winer, resultando o termo da junção das palavras Ipod (aparelho de áudio/ vídeo, da Apple) e broadcast que significa transmissão.
Citando Primo, podcast "é um processo mediático que emerge a partir da publicação de arquivos áudio na Internet". Estes podem ser criados em ferramentas da Web tais como Podomatic, MyPodcast ou por exemplo Audacity, sendo facilmente descarregados para dispositivos móveis, tais como: leitores de mp3 ou mp4, telemóveis entre outros.
A novidade dos podcasts é a sua "facilidade em publicar, na facilidade em subscrever e na facilidade em usar em múltiplos ambientes". Através destes, o acesso à informação é facilitado, na medida em que "o espaço da aprendizagem é aqui, em qualquer lugar; o tempo de aprender é hoje e sempre."
Vivemos numa sociedade tecnológica, na qual a Internet ocupa um lugar de destaque e, tal como já foi referido, pertencendo os nossos alunos à geração Net (nativos digitais). Assim, faz todo o sentido analisar e ponderar as vantagens e desvantagens numa futura utilização dos podcasts na nossa prática docente.
Em contexto educativo, a utilização do podcast pode proporcionar um maior interesse na aprendizagem dos conteúdos, possibilitando um maior envolvimento dos alunos na construção dos seus conhecimentos. Permite a adopção de metodologias personalizadas de trabalho e adequadas aos ritmos de aprendizagem de cada aluno. Faculta o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, selecção e organização da informação no sentido de articular, mobilizar e transformar o conhecimento. Proporciona a realização de actividades de forma autónoma, activa, responsável e criativa.
O facto de os podcasts poderem ser ouvidos ou vistos em qualquer sítio e em qualquer hora, facilita muito a gestão do tempo e promove a melhor compreensão dos conteúdos, podendo estes ser revistos as vezes necessárias. Os alunos podem desta forma usufruir de um complemento à aula, desenvolvendo a oralidade e o trabalho colaborativo e cooperativo.
Para os alunos tímidos poderá ser uma preciosa ajuda a ultrapassar a timidez pois, desta forma, falando para o microfone evitam o contacto com a turma. Para os alunos invisuais este será um meio para concentrarem e rentabilizarem o seu sentido auditivo, tendo um acesso mais facilitado do que aos documentos escritos.
São assim meios baratos e fáceis de serem produzidos, quebrando com a monotonia do método e materiais tradicionais. A possibilidade de actualização, por meio de feeds, proporciona aos alunos saberem sempre que o professor actualizou o podcast ao receberem uma notificação por e-mail.
A atenção dos alunos é captada, pois a diferença introduzida está já presente através do uso dos aparelhos mp3 e Ipod com o intuito de ouvir música, sendo os podcasts apenas uma extensão e introdução do "seu mundo" no meio escolar.O facto de conhecerem a voz do professor ou de outros seus colegas, faz com a que a tarefa deixe de ser impessoal.
Em relação aos aspectos menos positivos que podemos apontar aos podcasts em contexto educativo, inclui-se o facto de ser necessário que os professores dominem os meios tecnológicos de produção dos podcasts, assim como os alunos disponham das tecnologias necessárias para descarregar o ficheiro e posteriormente o possam ouvir. Infelizmente, ainda existem alunos que não possuem computador em casa ou até mesmo um leitor de mp3 ou tecnologia similar. Este será um entrave físico ao sucesso do uso dos podcasts em contexto educativo.
A duração dos mesmos será outro aspecto a ter em atenção, pois podcasts longos diminuirão a atenção e compreensão dos alunos. Assim, a busca pela perfeição poderá ser um processo lento o qual afectará a forma como os alunos encaram e reagem perante estes, podendo comprometer futuros sucessos.
Ainda neste aspecto salienta-se que os ruídos de fundo serão uma preocupação constante, assim como as interrupções no discurso fluído deverão ser evitadas.
Um aspecto importante a salientar é o espírito crítico exigido aos docentes em relação às informações contidas em podcasts já disponíveis online, uma vez que qualquer pessoa pode criar um podcast e colocá-lo online, não existindo qualquer garantia sobre a fiabilidade e qualidade dos mesmos.
No que concerne a iniciativas portuguesas baseadas no uso dos podscasts, salientamos o concurso “Conta-nos uma história!”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), que pretende fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), já se tendo realizado uma 2ª edição deste. Esta iniciativa consiste na produção de histórias gravadas em formato áudio digital, por equipas de alunos, coordenadas pelos respectivos docentes.
Mais variados exemplos estão disponíveis, destacando-se os estudos desenvolvidos pela Universidade do Minho dentro desta temática.
Relativamente ao ensino a distância, este tem de travar uma luta constante contra a distância quase permanente entre os intervenientes e tentar proporcionar os melhores materiais e motivação extra para os seus alunos. Neste sentido, este tenta oferecer o que de mais moderno e vantajoso existe no mundo tecnológico e, por este motivo, os podcasts revelam-se úteis para disponibilizar aulas teóricas, transmitir avisos, descrição e/ ou comentários de trabalhos, podendo ajudar também a combater o efeito de isolamento.
Os podcasts podem ser assim mais um meio assíncrono de comunicação, facilitando uma vez mais o acesso a informação e conhecimentos em qualquer local e a qualquer hora.
Porque p
or vezes ouvir t orna-se mais fác il... Aq ui fica o nosso podcast: podcastfinal.mp3 (5,6 MB)